Casa Burmester

A Casa Burmester pertencia a Eduardo Cunha e à sua mulher quando em 1896 foi adquirida por Gustavo Adolfo Burmester. Nessa altura chamavam-lhe Quinta do Campo Alegre e foi este alemão que era conhecido pelo apelido de Burmester que emprestou o seu nome para batizar esta casa. A casa em questão pode ser encontrada na Rua do Campo Alegre na cidade do Porto e aquando da sua aquisição era apenas um campo de terra com uma casa de caseiro como revela o texto da então escritura.

Depois da aquisição da casa ao citado casal, Gustavo Burmester mandou construir uma casa que serviria para habitação, mas que deveria ser dentro da quinta. Nessa mesma data o novo proprietário assumiu a responsabilidade de que a construção da casa tinha que ser com granito duro e cal hidráulica e que seria portadora de outras caraterísticas. Mais tarde Gustavo pede à Câmara Municipal do Porto a obtenção de uma autorização para fazer uma vedação da sua propriedade.

Muitas outras melhorias foram feitas na habitação incluindo a montagem de um motor a gás, a construção de um portão no lado poente e ainda uma instalação elétrica cujo objetivo era fazer a iluminação da citada casa. No ano de 1922 celebra-se o contrato com a Companhia das Águas do Porto de forma a haver o fornecimento diário de água.

No ano de 1957 tanto a Quinta como a Casa Burmester foram entregues à Faculdade de Ciências. Mais tarde passa a fazer também parte da Faculdade de Letras. Foram também realizadas obras de beneficiação de forma a que a Casa Burmester pudesse receber professores e alunos e no ano de 1966 esta casa passa a acolher todas as atividades da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Nesta casa ainda funcionam o Centro de Linguística, o Gabinete de Filosofia Medieval assim como o Instituto de Cultura Portuguesa da FLUP.

Partilha!Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , , , ,
Publicado em Casas de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo