Carlos Amarante

O arquiteto e engenheiro militar Carlos Amarante (Carlos Luís Ferreira da Cruz Amarante) nasceu em Braga, no dia 30 de outubro de 1748 e morreu na cidade de Porto em 1815.

Tentou a carreira eclesiástica ingressando no Seminário aos dezessete anos, mas logo a abandonou pela falta de vocação.

Carlos Amarante dedicou-se então à ilustração de obras de carácter religioso e pela educação musical, antes de se interessar pelos estudos em Arquitetura e Engenharia, dos que se aproximou de forma autodidata, com a ajuda do seu mecenas o arcebispo D. Gaspar de Bragança.

Em 1773 foi designado Inspetor das Obras Públicas em Braga e em 1783 foi nomeado pelo arcebispo para ocupar o cargo de porteiro da Câmara.

Tendo morrido o arcebispo, o arquiteto optou por ingressar na carreira militar e foi assim que no ano de 1792 entrou no Corpo de Engenheiros.

No Real Corpo Carlos Amarante iniciou como Segundo-Tenente e desenvolveu trabalhos de arquitetura e de engenharia civil, sendo promovido a Primeiro-Tenente até chegar ao grau de Capitão.

Do seu desempenho no Corpo destacam-se o desenho do “Mapa Topográfico desde a Serra de Rio Maior até Leiria” e a direção dos trabalhos de construção de estradas e pontes do reino, cargo onde realizou a construção da Ponte de São Gonçalo sobre o rio Tâmega.

Em 1812 o arquiteto Carlos Amarante foi afastado devido à reforma do Corpo.

Suas tarefas como engenheiro o obrigavam a se ausentar de Braga com passagens para Lisboa e Porto, local onde finalmente se estabeleceu até sua morte.

Primeiras Encomendas de Carlos Amarante

Suas primeiras obras arquitetônicas foram executadas em Braga, entre as que se destacam a Casa do Dr. Francisco Maciel Aranha e o presbitério de São Pedro de Maximinos.

Logo da materialização dos primeiros projetos, começou a adquirir reconhecimento e prosseguiu com mais obras, que requereram maior exigência por parte do arquiteto que conseguiu cumprir complementando sua escassa formação acadêmica com o experimentalismo e com a experiência que ganhava com cada projeto desenvolvido.

Um dos seus encargos mais importantes foi a renovação da igreja do Santuário de Bom Jesus do Monte, cujos inícios são datados de 1784 e que foi concluído em 1811.

Carlos Amarante (Autor: José Gonçalves)

Carlos Amarante (Autor: José Gonçalves)

Este santuário da religião católica consiste em um conjunto urbanístico conformado por uma igreja, uma escadaria com capelas em cada patamar desenvolvendo a Vila Sacra do Bom Jesus, e uma zona de mata conhecida como o Parque do Bom Jesus.

Esta disposição especial, única em seu tempo, serviu de inspiração para outras construções do mesmo tipo.

Estilo de Carlos Amarante

Na etapa inicial do seu trabalho o arquiteto bracarense utiliza elementos dos estilos barroco e rococó.

A partir da década de 1790, o arquiteto depura seu estilo para formas da escola do neoclassicismo, embora ainda possuísse profundas reminiscências barrocas, fato que marca toda sua obra ao resultar sendo produzida em uma época de transição entre os dois períodos artísticos.

Resultado deste contexto, a obra arquitetônica de Carlos Amarante estabelece uma mistura onde os elementos depurados do classicismo são conjugados de maneira harmônica com a ideia da grandeza e ostentação, típica do barroco.

Obras Mais Importantes de Carlos Amarante

Dentre as construções religiosas, podem se destacar o Santuário do Bom Jesus do Monte, a Igreja do Pópulo e a Igreja do Hospital, todas em Braga, e a Igreja da Celestial Ordem Terceira da Trindade e a Igreja de São José das Taipas, no Porto.

Construções civis riscadas por ele são a Ponte de São Gonçalo em Amarante, a Ponte das Barcas e a Reitoria da Universidade do Porto, no Porto, e o Palácio de Breijoeira em Monção.

Foi sepultado na Igreja da Trindade em 1815, mas seus restos foram logo depositados no Ossário Geral da Ordem da Trindade, no cemitério de Agramonte.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: ,
Publicado em História de Portugal, Últimos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo