Capela de São Jorge

D. Nuno Alvares Pereira, foi o responsável pela edificação da Capela de São Jorge, que se encontra presentemente aberta a visitas na localidade de Aljubarrota. Esta construção surge em sequência de uma promessa feita pelo referido aquando da Batalha de Aljubarrota ou Batalha Real como também é conhecida.

Nos documentos existentes, esta capela é também chamada de Ermida de S. Jorge e referem-se a ela como sendo um local de paragem obrigatória para todas as celebrações fúnebres dos Príncipes e dos Reis da Dinastia de Avis. Esta passagem era feita quando os mortos iam a sepultar no Panteão Real de nome Convento de Santa Maria da Vitória, na localidade da Batalha.

A citada capela localiza-se dentro do Campo Militar de S. Jorge, pertencente à freguesia de Calvaria de Cima e ao concelho de Porto de Mós. O local da sua construção é exatamente o local onde D. Nuno tinha o seu estandarte no ano de 1393, sendo esta data comprovada pela lápide original que se encontra na frontaria e que faz alusão à promessa do Condestável. O nome para ela escolhido poderá ter uma relação com o santo que figura na bandeira do Condestável do Reino e ao qual os portugueses pediam proteção no inicio da batalha.

Como qualquer monumento com séculos de existência sofreu os efeitos do tempo tendo sido necessária a restauração realizada em diversas etapas e em diferentes tempos da sua história. Esta capela é um espaço com apenas uma nave que exibe uma capela-mor independente e que apresenta nos seus vértices três andares e é coroada com merlões chanfrados.

Tem cerca de dezanove metros de comprimento e doze de largura com um corpo quadrangular de dimensões mais pequenas e mais elevado em relação à capela-mor. Na fachada principal existe uma nave única, tem uma porta com um frontão triangular e dois vãos em arco redondo. Apresenta também uma clarabóia de um dos lados oposta a um escudo nacional que rematam a empena. Na fachada norte pode ver-se uma porta em arco quebrado.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: ,
Publicado em História de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo