Capela das Almas

A Capela das Almas, também conhecida como Capela de Santa Catarina, fica situada na esquina entre as Ruas de Santa Catarina e de Fernandes Tomás, na baixa da cidade do Porto, em Portugal.

Esta capela, construída na primeira metade do século XVIII, é um edifício religioso de traços muito simples, mas de rara beleza artística. É composta por dois corpos, sendo que o segundo é de menor altura e foi alvo de obras de restauro e ampliação, quando decorria o ano de 1801, que lhe modificaram várias das suas características originais.

Mas, o que faz da Capela das Almas um edifício incomum e de rara beleza é o seu revestimento exterior de azulejos representando os passos da vida dos dois santos que são alvo de devoção no interior da capela: Santa Catarina e São Francisco de Assis. Estes azulejos foram aí aplicados só no início do século XX.

De estilo neoclássico, são os altares da nave e o altar-mor, dedicados a Nossa Senhora de Fátima, a Nossa Senhora da Conceição, a Nossa Senhora das Dores, ao Sagrado Coração de Jesus e ao padroeiro da cidade S. João. No altar-mor pode também ser encontrado um painel representativo da Ascenção do Senhor, junto ao qual pode ser encontrada a imagem do Senhor Ressuscitado, em plinto.

O nome da Capela das Almas deriva da Santa à qual foi devotada, a Nossa Senhora das Almas, cuja imagem se encontra dentro da capela desde a sua construção no século XVIII. Também aí pode ser encontrado um vitral que representa as almas, datado do início da segunda metade do século XX, situado no janelão da fachada principal.

É também curiosa a mistura de cenas de vida retratadas na fachada principal, relativas às duas santas cujo nome é igual ao da Rua onde fica situada a Capela, ou seja, cenas de vida de Santa Catarina de Alexandria e de Santa Catarina de Siena.

 

Partilha!Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Capelas de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo