Capela da Vista Alegre

Mesmo ao lado da tão conhecida Fábrica de Porcelana da Vista-Alegre (com grandes tradições artísticas e situada em Ílhavo, Aveiro) pode ver-se a edificação da Capela da Vista Alegre. Este monumento, cuja data é dos finais do século XVII, foi mandado construir sob a responsabilidade do Bispo de Miranda, D. Manuel de Moura. Duas das suas atuais torres, edificaram-se dois séculos depois a mando de José Ferreira Pinto Basto, o fundador da citada fábrica, tendo seguido na íntegra o projeto inicial.

A construção da capela devia ter ficado concluída no ano de 1699, mas tal não foi possível, razão pela qual os restos mortais do Bispo de Miranda foram apenas para lá transladados sete anos mais tarde e encontram-se hoje na capela-mor.

A citada capela foi dedicada à Nossa Senhora da Penha e foi esta que lhe emprestou o seu nome. É uma igreja que apresenta características maneiristas no seu interior, mas também é decorada com alguns elementos barrocos ou protobarrocos. Estes elementos de decoração foram também usados na fachada exterior onde se pode ver duas torres sineiras enquadrando o pano central e um portal com um nicho onde está alojada a imagem da referida santa com o menino. Termina no seu cimo com um frontão triangular, um óculo central e uma cruz na empena.

No seu interior apresenta três altares sendo o central dedicado à Nossa Senhora da Penha de França, e os que lhe são laterais dedicados aos Mistério da Conceição e ao Mistério e Título do Rosário. O interior tem apenas uma nave, que recebe o coro alto e termina com uma capela na cabeceira que encerra um altar assente numa plataforma mais elevada em relação ao chão. Quanto à abóbada, esta apresenta-se decorada com uma árvore de Jessé. Nas suas paredes laterais existem dois altares de talha dourada e em estilo barroco.

Partilha!Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Capelas de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo