Caixa Geral de Depósitos

A Caixa Geral de Depósitos foi fundada a 10 de Abril de 1876 cuja função principal era recepcionar depósitos e gerir a dívida pública.

Posteriormente, ampliaram-se as suas atividades, passando a realizar investimentos e poupança popular.

História da Caixa Geral de Depósitos

Ao longo dos anos, a Caixa Geral de Depósitos, ou simplesmente Caixa, foi incorporando outros bancos portugueses e tornando-se uma empresa cada vez maior e sólida com o intuito de alavancar o crescimento português.

Em 1993, a Caixa Geral de Depósitos mudou a sua denominação para CGD S A, sendo uma empresa de capitais unicamente públicos e iniciaram processos de compras de outras instituições financeiras internacionais, tais como o Banco Luso Español, Banco de Extremadura e Banco Siméon da Espanha, o Banco Mercantile Lisbon Bank Holdingsm, na África do Sul e o Crown Bank, nos Estados Unidos.

O que outrora era apenas um banco nacional adquiriu dimensões de um banco internacional, com agências em vários países diferentes, mas, no entanto, leva em sua carga genética o mais puro sangue português,

Hoje a Caixa Geral de Depósitos possui 450 agências no exterior, estando presente em 23 países e em quatro continentes, o que com certeza, é algo invejável e difícil de conseguir mesmo para uma instituição financeira.

E esta vasta experiência nacional e internacional, faz da Caixa Geral de Depósitos, um banco de moldes internacionais com uma alta qualidade nos serviços e equipamentos disponibilizados ao usuário e aplicando medidas de segurança preventiva e repressiva utilizadas nos bancos mais modernos e seguros do mundo.

Embora, seja um banco muito antigo, com muita historia e ligado aos momentos mais marcantes de Portugal, no entanto, a sua estrutura atual, assim como a infra-estrutura existente é de um banco extremamente moderno e ágil , além de oferecer todos os serviços financeiros disponibilizados por outros bancos particulares.

No dia 10 de Abril, esta instituição financeira completou 135 anos de uma história rica e pujante incorporada ao dia-a-dia de cada pai de família português.

A Caixa Geral de Depósitos, não se limita a ser um banco com prestação de serviços financeiros, pois possui um acervo histórico de valor financeiro e de pesquisa incalculável onde podemos encontrar grande parte da história econômica, social e financeira dos séc. XIX e XX de Portugal e ex-colónias, além de uma vasta biblioteca e mediatecas.

Pelo fato de ser uma empresa de capital público, as suas atividades não se limitam ao setor econômico e financeiro, mas também engloba atividades sociais de envergadura considerável, como o projeto denominado de “Fundo Caixa Fã”, que representa um incentivo financeiro às instituições que possuam credibilidade nas áreas de Educação/ Investigação/Cidadania, Ambiente e Solidariedade.

Sede da Caixa Geral de Depósitos em Lisboa (Autor: Jcornelius)

Sede da Caixa Geral de Depósitos em Lisboa (Autor: Jcornelius)

No entanto, neste ano de 2011, foi tomada uma mudança de postura neste projeto ‘Fundo Caixa Fã’, no sentido de apoiar temas ligados à cariz social.

Tal projeto da Caixa é totalmente inovador no mercado financeiro português, pois da utilização de um cartão de crédito especifico, uma porcentagem do valor é disponibilizado para o “Fundo Caixa Fã”.

As instituições beneficiadas com tais incentivos são acompanhadas de forma muito cautelosa tanto por auditores da Caixa Geral de Depósitos, como por outros órgãos especialmente designados para tal mister.

Um projeto deste estilo é perfeitamente merecedor de elogios, pois se tratando de capital público, o social necessita ser a tônica, mesmo para um banco. Há a necessidade desta consciência social para a melhoria da sociedade como um todo.

A Caixa Geral de Depósitos atualmente, tem apresentado novas facilidades financeiras com relação à casa própria, não só para os nativos, para os portugueses, como também para estrangeiros que sonham em fixar residência em Portugal.

Exatamente isto, com o plano “Live in Portugal”, estrangeiros também podem adquirir imóveis residenciais em território português financiados integralmente pelo banco Caixa.

Isto demonstra a política extremamente coerente e moderna dos atuais diretores desta instituição financeira que estão seguindo os rumos da modernidade mundial com a globalização, muito embora, muitos populares possam a vir criticar tal medida.

Apesar de toda critica que possa ser objeto tal plano, no entanto, deve-se entender que esta “abertura” também acabará por trazer recursos financeiros para Portugal, pois os empreendimentos residenciais disponibilizados para o “Live in Portugal”, via de regra, são de altíssimo padrão e atrairá pessoas de alto poder financeiro.

No entanto, não é apenas para estrangeiros que a Caixa Geral de Depósitos financia imóveis residenciais, mas também e principalmente para os portugueses, que encontram nesta instituição facilidades extremas para a aquisição ou o arrendamento de casas ou prédios comerciais.

São imóveis localizados em todos os cantos do país e com condições facilitadas, que torna a Caixa a primeira quando o assunto é financiamento imobiliário.

Mensalmente, uma infinidade de novos contratos habitacionais são fechados, tornando realidade o sonho da casa própria para muitos portugueses.

Coincidentemente, no Brasil, também tem um banco público denominado popularmente de Caixa, que é referência em financiamento residencial assim como o é a CGD em Portugal.

Portanto, em Portugal tem-se uma instituição financeira das mais modernas e eficientes do mundo, com infra-estrutura de ponta, que embora seja constituída de capital publico português é liberal a novas políticas e procedimentos internos. Possui agencias em quatro continentes e por muitos paises mundo afora, ajudando a engrandecer ainda mais o nome de Portugal no exterior.

Partilha!Share on Facebook1Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Bancos de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo