Café Majestic

Na rua de Santa Catarina no Porto pode ser visitado um café histórico conhecido pelo nome de Café Majestic. A sua inauguração data de dezassete de Dezembro de 1921, na altura com o nome de Elite. Foi desde essa altura associado às grandes personalidades da vida cultural e artística desta mesma cidade e só por curiosidade saiba que uma das grandes personagens presentes na sua inauguração foi o piloto Gago Coutinho que havia chegado de uma viagem à ilha da Madeira.

Este, logo mostrou o seu encanto pela decoração do espaço que havia sido baseada nos traços da Arte Nova.

No ano seguinte à sua abertura o seu nome foi mudado, passando a chamar-se de Majestic, de forma a atribuir-lhe um nome mais chique e que iria de encontro ao tipo de clientes que se pretendia chamar. De entre os frequentadores deste espaço de convívio podem salientar-se nomes como Teixeira de Pascoaes, José Régio, António Nobre e o filósofo Leonardo Coimbra. Anos mais tarde concretiza-se como um local de frequência assídua pelos estudantes e professores da Escola de Belas Artes do Porto.

A importância deste espaço tem tudo a ver com o ambiente cultural que sempre o envolveu essencialmente a tradição das bem conhecidas tertúlias. Nessas tertúlias sempres estavam presentes grandes personagens da vida cultural e artististica desta grande cidade como é o caso do escultor José Rodrigues, o pintor Armando Alves entre muitos outros.

Durante os últimos anos foram muitas as figuras públicas que por ali passaram aproveitando para assinar o livro de honra. Por exemplo a escritora das histórias de Harry Potter passou muito do seu tempo neste café aproveitando o seu calmo ambiente para trabalhar naquele que foi o seu primeiro livro.

O projeto arquitetónico deste café pertence ao arquiteto João Queirós e é ainda hoje um excelente exemplar da Arte Nova na cidade que lhe serve de abrigo. No ano de 2011 foi considerado como sendo o sexto café mais belo do mundo.

Partilha!Share on Facebook1Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , , ,
Publicado em Cafés de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo