Cabo Girão

Para aqueles que não sabem, o Cabo Girão pode ser visitado na ilha da Madeira. Segundo reza a história, este cabo foi batizado com o referido nome aquando da descoberta da ilha, tendo sido eleito por João Gonçalves Zarco. O cabo em questão consiste numa escarpa que serviu aos descobridores como ponto de referência, quando estes deram uma volta (ou um giro) completa à ilha no primeiro dia da sua chegada.

Se noutros tempos, o Cabo Girão serviu apenas de uma referência aos descobridores, é hoje um local de eleição para as visitas dos turistas que vão até lá. Apresenta-se com um miradouro muito percorrido pelos turistas uma vez que possibilita uma vista fabulosa sobre quase toda a costa, avistando-se uma paisagem desde a baia do Funchal até à Câmara de Lobos. A tão grande frequência de turistas deu razão a uma construção que data do ano de 2006, um aldeamento turístico que inclui alojamento, agricultura e jardim.

A falésia deste cabo, uma das mais altas de todo o mundo, apresenta-se com cerca de 589 metros de altura e é aqui que se pode visitar a Capela de Nossa Senhora de Fátima. Esta capela, foi mandada construir em 1931, sendo o principal local onde os madeirenses fazem presentemente as suas peregrinações principalmente no mês de Maio.

O seu valor turístico está justificado, mas a sua importância para o povo desta ilha tem também a ver com a extração de cantaria mole. O uso da cantaria do Cabo Girão na construção da Sé catedral do Funchal consiste numa das suas mais importantes referências históricas.

Não poderá ser esquecido o valor que este cabo tem para os amantes de parapente e base-jumping. O salto de mota realizado pelo pára-quedista Mário Pardo já faz parte da história deste cabo.

As Fajãs do Cabo Girão

Desta falésia podem ser observadas algumas terras cultivadas a que se dá o nome de Fajãs do Cabo Girão. Estas fajãs, são também motivo de atração uma vez que estas pequenas áreas são cultivadas apenas com produtos regionais. A sua origem está ligada a um enorme desmoronamento de terras que aconteceu no ano de 1930. Segundo relatos históricos, este desmoronamento, terá provocado na altura um grande número de mortes, uma vez que se encontravam muitas pessoas na conhecida Praia do Vigário.

Para aqueles que não sabem, o Cabo Girão pode ser visitado na ilha da Madeira. Segundo reza a história, este cabo foi batizado com o referido nome aquando da descoberta da ilha, tendo sido eleito por João Gonçalves Zarco (Autor: Maciej Szczepańczyk)

Para aqueles que não sabem, o Cabo Girão pode ser visitado na ilha da Madeira. Segundo reza a história, este cabo foi batizado com o referido nome aquando da descoberta da ilha, tendo sido eleito por João Gonçalves Zarco (Autor: Maciej Szczepańczyk)

O acesso a estas fajãs era feito apenas por barco, mas justificava-se um acesso mais fácil e mais comodo. Desta forma no ano de 2003 foi construído um elevador que permite aos agricultores um acesso mais rápido e mais seguro.

O Novo Visual do Cabo Girão

Sendo este cabo um local com grande valor histórico para a ilha da Madeira e um local com inúmeras visitas evidenciava-se uma melhoria em todo o local. É desta forma que no ano de 2012 foram realizadas algumas obras podendo atualmente observarem-se por ali alguns pontos de comércio como lojas, cafés e restaurantes. Existe também atualmente uma varanda de vidro localizada no miradouro muito parecida com a do Grand Canyon que permite visitas excelentes e uma experiência difícil de cair no esquecimento de quem por lá passa.

Partilha!Share on Facebook5Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Cabos de Portugal, História de Portugal, Miradouros de Portugal, Monumentos de Portugal, Últimos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo