Biografia de Eça de Queirós

José Maria Eça de Queirós foi um grande escritor português e autor de grandes obras de literatura que ainda hoje se mantêm com interesse literário.

O seu nascimento foi constatado na Póvoa do Varzim e data do dia vinte e cinco de Novembro do ano de 1845. Acerca da sua existência há uma curiosidade, que na altura foi também considerada como um grande escândalo: Eça foi registado como sendo filho de mãe ilegítima.

D. Carolina, sua mãe abandonou o seu lar para que o seu filho tivesse a possibilidade de nascer e viver longe do escândalo que esta ilegitimidade poderia provocar. Aquando do seu nascimento, ele foi entregue à sua madrinha que vivia em Vila do Conde e aí viveu até perfazer os quatro anos de idade.

Nessa data a situação entre os seus progenitores foi legalizada pelo matrimónio e o seu filho foi viver para o convívio dos avós paternos até aos dez anos, altura em que foi viver com os pais na cidade do Porto. Foi aqui que fez o seu percurso académico no liceu e no ano de 1861 começa a frequentar a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Em 1866 termina o seu curso universitário e fixa residência em Lisboa onde começa a exercer advocacia e jornalismo dando assim início ao seu percurso literário. Com participação ativa na Gazeta de Portugal faz a elaboração escrita de folhetins dominicais, que viriam a ser editados em volumes intitulados Prosas Bárbaras. Três anos mais tarde assiste à inauguração do Canal do Suez e decide ir até à Palestina onde recolheu toda a informação necessária à criação da obra O Egipto e A Relíquia. Mais tarde surgem as Farpas e O Crime do Padre Amaro e em 1873 é eleito o Cônsul em Havana. Depois vai para Inglaterra onde escreveu a obra O Primo Basílio e Os Maias, O Mandarim e A Relíquia.

Casou no ano de 1886 com D. Maria Emília de Castro, uma irmã do Conde de Resende e morreu na cidade de Paris em 1900.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , , ,
Publicado em História de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo