Ascensor da Glória

A cidade de Lisboa é uma cidade muita acidentada, com altos e baixos que constituem um grande obstáculo à movimentação e à deslocação das pessoas ainda que seja apenas para passear. Face a esta dificuldade, a Carris da cidade colocou à disposição dos seus habitantes meios de deslocação, sendo um deles o Ascensor da Glória. Um ascensor de grande importância que foi classificado no ano de 2002 como Monumento Nacional e que faz por ano o transporte de cerca de três milhões de pessoas (habitantes e turistas).

Também conhecido como o Ascensor da Glória, o Elevador da Glória, encontra-se em Portugal na já citada cidade. Faz a ligação da baixa lisboeta, mais propriamente da Praça dos Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara no Bairro Alto. O trajeto percorrido pelo referido é de cerca de 265 metros, numa via de carril duplo que se encontra encastrado no pavimento de uma rua simples. Quando se sai do elevador encontra-se o miradouro de S. Pedro de Alcântara, com belíssimas vistas sobre o centro da cidade assim como o Castelo de São Jorge. Do outro lado da rua encontra-se o Instituto do Vinho do Porto, onde se pode provar e aprovar uma extensa variedade de vinhos do Porto.

Em ação desde o dia vinte e quatro de outubro do ano de 1885, este foi construído pelo engenheiro português de nome Raoul Mesnier du Ponsard. Foi colocado na cidade, onde ainda se encontra, por iniciativa da Nova Companhia dos Ascensores Mecânicos de Lisboa.

No início da sua existência o citado elevador era munido de sistema de tração que era feito por cremalheira e um cabo equilibrado de contrapeso feito de água. Depois passou a ser movido a vapor e presentemente é a eletricidade a responsável pela sua deslocação. Até ao final do século XIX a iluminação noturna das viagens era feita através do uso de velas o que hoje também já foi substituído pela mesma fonte de energia que o move.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em História de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo