António Augusto Carvalho Monteiro

António Augusto Carvalho Monteiro, filho de pais portugueses (do Comendador Francisco Augusto Mendes Monteiro e da sua mulher Ana Thereza Carolina de Carvalho), nasceu no Rio de Janeiro, em 27 de novembro de 1850 e faleceu em Sintra, em 24 de outubro de 1920.

Celebrizou-se pela alcunha de Monteiro dos Milhões, por ser o herdeiro de uma enorme fortuna familiar.

Essa fortuna veio a ser ampliada no Brasil, graças ao comércio de cafés e pedras preciosas. Tal, permitiu-lhe embarcar rumo a Portugal. Em Portugal, licenciou-se em Leis pela Universidade de Coimbra, em 1871.

António Augusto Carvalho Monteiro tornou-se num excelso colecionador e bibliófilo, possuindo uma das mais raras coleções camonianas.

Foi um indivíduo de vasta riqueza e cultura, em variadíssimos campos, entre os quais a literatura, a ciência e a música, com particular interesse pelas obras de Wagner.

Carácter de António Augusto Carvalho Monteiro

De personalidade altruísta e excêntrica, Carvalho Monteiro era do conhecimento da imprensa da época.

Uma das suas excentricidades foi um relógio, encomendado por Carvalho Monteiro, com 24 funções e mais ou menos 975 peças.

Foi denominado de Leroy 01, “o relógio mais complicado do mundo”.

Imagem 1 - António Augusto Carvalho Monteiro

Imagem 1 – António Augusto Carvalho Monteiro

António Augusto Carvalho Monteiro e a Quinta da Regaleira

Certamente que terá influenciado e decidido, em alguma parte, o mistério simbólico e iconográfico do Palácio da Regaleira, na encosta da serra de Sintra, palácio mandado construir na sua quinta.

A Quinta da Regaleira é um espaço com símbolos esotéricos, relativos à Alquimia, à Maçonaria Templária e à Tradição Mitológica Portuguesa.

Devem-se a António Monteiro grande parte das construções aí existentes, seu proprietário desde 1892 e cujas obras decorreram entre 1904 e 1910. Com muitos símbolos nacionalistas, com um gosto revivalista no qual se inscrevem, são o resultado do seu gosto e sensibilidade com o projeto de Luigi Manini, que também foi o autor do Teatro de São Carlos, em Lisboa, do teatro La Scala, em Milão, entre outros célebres edifícios. Atualmente, é propriedade da Câmara Municipal de Sintra, que a adquiriu, com um restauro progressivo e com a sua abertura ao público.

A Quinta possui um belo jardim, com árvores exóticas e vegetação abundante, compreendido como um percurso iniciático, uma linha orientadora de cariz esotérico.

A simbologia da Quinta está relacionada com a crença de que a terra é o útero materno onde se origina a vida, e também a sepultura para onde voltará.

Túmulo de António Augusto Carvalho Monteiro

António Augusto Carvalho Monteiro, ele próprio, mandou construir o seu túmulo no Cemitério dos Prazeres por Luigi Manini, o mesmo arquiteto-cenógrafo que terá construído a Quinta da Regaleira, arquiteto com quem partilhava o mesmo ideal intelectual e artístico. O jazigo fica situado no lado esquerdo da alameda, à entrada do Cemitério.

Ocupa uma área com o lugar, o tamanho e a forma do secretário num templo maçónico. A igreja é referenciada como oriente, mostrando muita e diversa simbologia. Curioso é o facto de que a porta do jazigo ser aberta com a mesma chave que abria a Quinta da Regaleira, em Sintra, bem como o seu palácio na Rua do Alecrim, em Lisboa.

Jazigo de Carvalho Monteiro no Cemitério dos Prazeres

Jazigo de Carvalho Monteiro no Cemitério dos Prazeres

Ornamentam o jazigo corujas, símbolos da sabedoria, bem como papoilas-dormideiras, símbolos da morte. Na porta, há uma abelha gravada na aldraba, que carrega uma caveira.

A abelha é diligente e trabalhadora, representando o maçon, com um esforço concertado e eficiente. Nas traseiras do jazigo, há um gradeamento. Nesse gradeamento coexiste a simbologia do vinho e do pão, o espírito e o corpo.

Hipotética Filiação Maçónica de António Augusto Carvalho Monteiro

De acordo com o espírito da época e inclinação intelectual de uma determinada elite nacional, acredita-se que Carvalho Monteiro tivesse filiação maçónica.

Imagens de António Augusto Carvalho Monteiro

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Empresários de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo