Alfândega Nova do Porto

É na margem direita do rio Douro que pode ser encontrada a Alfândega Nova do Porto, mais propriamente na freguesia de Miragaia. A edificação deste edifício data do dia vinte e cinco de Setembro do ano de 1859 e a responsabilidade do seu projeto está ligada ao arquiteto Jean Colson de nacionalidade francesa.

O primeiro núcleo deste edifício foi inaugurado dez anos depois do início da sua construção assim como o seu términus.

Esta construção levou à estruturação de uma grande plataforma no cais onde se pode ver a Alfândega e que veio facultar o transporte de mercadorias. Foram também criadas algumas infra estruturas que serviam de entrada e saída de mercadorias como foi o caso de armazéns, plataformas giratórias de forma a facilitarem também os movimentos feitos com os vagões e os guindastes.

Em 1888, foi construído um ramal de caminho-de-ferro ao qual se deu o nome de Ramal da Alfandega e que tinha como objetivo a ligação da Alfândega à Estação de Campanhã. Nessa mesma altura foi também construída uma rua: a rua Nova da Alfândega. Todas as modificações que foram impostas a este local foram consideradas como sendo uma das mais bem pensadas alterações urbanísticas e paisagísticas da cidade em questão e do seculo XIX.

Foi no ano de 1990 que sofreu alguns restauros e requalificações tendo como base o projeto do arquiteto Eduardo Souto de Moura e passando a usufruir de um Centro de Congressos, de uma sede da Associação Museu de Transportes e Comunicações e o Museu de Transportes e Comunicações. Esta associação tem como objetivo a preservação do edifício e de todo o património relacionado com a área dos transportes e comunicações e é uma associação sem fins lucrativos.

Presentemente o edifício em questão já não alberga as mesmas funções de antigamente e hoje é um local que mostra os transportes da cidade e onde se realizam alguns eventos culturais e governamentais como foi o caso da Cimeira Ibero-Americana de 1998.

Partilha!Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , , ,
Publicado em Alfândegas de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo